quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O 2º DIA. UM BOM PLANEJAMENTO




No encontro de hoje, professores e coordenação pedagógica estiveram presentes na Escola, especificamente para elaborar e organizar ações que serão inseridos no pojeto maior , o P.P.P ( Projeto Politico Pedagógico). Propostas como: Cursos de formação continuada; Tamaticas que envolvem a comunidade escolar; problemas administrativos; questões pedagógicas; temas diversos, que abrangem diretamente a classe estudantil, foram discutidos pela manhã. Principalmente, os que mais afetam o bom relacionamento entre alunos e alunos, alunos e professores e o próprio aprendizado.
O Projeto Político Pedagógico é a referencia de tudo que norteia o desenvolvimento educacional da Escola e se relaciona com a avaliação, as atividades culturais, o processo administrativo, os planejamentos, etc...
A fonte de observação para toda pesquisa de hoje nos trabalhos dos professores, foi embasado nos PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais; Pluralidade Cultural e Orientação sexual, livros que orientam a interdisciplinaridade na Educação Nacional.

O QUE DIZ OS PCNs EM DISCUSSÃO.
"... explica e justifica a proposta de integrar questões sociais como pluralidade cultural e orientação sexual; meio ambiente e saúde. -Explica fundamentalmente - A criança também sofre influencias de muitas outras fontes: de livros, da escola, de pessoas que não pertencem a família, principalmente, nos dias de hoje, da mídia. Essas fontes, atuam de maneira decisiva na formação sexual de crianças, jovens e adultos. a TV veicula propaganda, filmes e novelas intensamente erotizados. Isso gera excitação e um incremento na ansiedade relacionada às curiosidades e fantazias sexuais da criança. Há programas jornalisticos, científicos e campanhas de prevenção a AIDS que enfocam a sexualidade, veiculando informações dirigidas a um publico adulto. As crianças também os assistem, mas não podem compreender por completo o significado dessas mensagens e muitas vezes constroem conceitos explicações erroneas e fantasiosas sobre a sexualidade...".

Foi com base nesse trecho dos PCNs transversais que se desenvolveram as discussões para um trabalho mais amplo na ação pedagógica da Escola são José Operário para este ano de 2011.


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Histórico da Escola São José Operário

A Escola São José Operário, surgiu no ano de 1964, porque naquela época tinha um grupo de Operários chamado de circulo operário, uma associação que funcionava ao lado da Igreja matriz e os filhos dos operários teriam escola para estudar.

O presidente da Associação o senhor Joaquim Egidio Nunes, o Padre Ângelo Maria de Bernard, o Pároco da Igreja Católica, resolveram fundar uma escola, que viesse atender os filhos dos operários, e se deu em 05 de março do ano de 1965 por todos os circulistas, assumindo a escola por 12 anos.

Logo o interventor do Estado Jarbas passarinho com o presidente da Associação o Senhor Joaquim Nunes e o representante da Igreja pensaram que para isso acontecer era preciso ter uma pessoa para assumir a direção, logo convidaram a senhora Eutímia Gomes que fizesse o concurso do Estado como ouvinte, e como era uma pessoa capacitada para o cargo, veio assumir a escola.

Dona Eutímia Gomes fazia de tudo, diretora, professora e servente.

No ano de 1966, a senhora Elza Peixoto assumir o cargo de professora por seis meses, com sua saída, a senhora Meire assumiu a vaga de professora por alguns anos.

A escola funcionava no prédio de uma usina de arroz na BR010, hoje funciona as lojas Radisco e Marilar.

A Escola tinha como serventes a senhora Antonia, Maria do Cassiano, Liberato e sua esposa e ainda o senhor Apolônio Miranda que não media esforços para ajudar aquele estabelecimento de ensino, naquela época haviam alguns problemas, como água e os funcionários dedicavam-se com afinco em suas tarefas.

A primeira turma era formada por 58 alunos e funcionava no período matutino, no ano seguinte a turma aumentou para 70 alunos e seus boletins eram feitos de papel sem pauta.

A escola funcionou até nos anos de 1975. Passando para o bairro Perpétuo Socorro.

As palavras da professora Eutímia:

Os professores naquela época trabalhavam as letras, sílabas, palavras, frases e textos, hoje percebe uma diferença no ensino-aprendizagem.

Agora, para que a Educação aconteça é preciso que os educadores sejam comprometidos com a profissão escolhida, porque é tarefa difícil, mas gratificante.