sexta-feira, 18 de março de 2011

HIGIENE E LIMPEZA. FUNDAMENTAL NA ESCOLA.




Para quem não participa do processo ensino aprendizagem em uma escola, não sabe a importância e o valor que tem uma agente administrativa. As vezes, esse reconhecimento não existe até dentro da própria Escola.
Conhecida como servente, esta funcionaria exerce um papel fundamental em um ambiente escolar. Em uma Escola com padrões mais avançados, ela se destaca em funções múltiplas; merendeira ou serviços gerais. De uma forma ou de outra está sempre ela, a prestar um serviço importante: o cuidado pela higiene e limpeza do ambiente escolar.
Flagramos, num bom sentido da palavra, em nossa escola um dos muitos momentos em que essa importante funcionaria está atuando. Para muitos é apenas uma servente, mas se olharmos bem de perto dá para verificar em seu semblante o cuidado pela limpeza; na expressão a agilidade e a sensibilidade feminina que misturado com a ação do lar, transforma o ambiente num carisma familiar; no tempo, a ternura de que o que já foi feito precisa ser repetido várias e várias vezes, sem se queixar! Mesmo porque, não há tempo para isso, a rotina já é o bastante.
Certo é que, no auge dos acontecimento em que a escola caminha, nossos olhos não devem estar voltados somente para o volume de conhecimentos que estão expostos nos quadros, nos livros ou ainda nas apostilas; não devem estar voltados somente para a boa aparência e docilidade com que rege o professor, a sua aula; ou ainda, a forma com que nossos documentos são traduzidos pela fiel responsável ação administrativa. Mas que olhemos também para a forma com que estas agentes desenvolvem seus trabalhos. Afinal, são formas de complementos a que, como estrutura Constitucional respondem pela manutenção de nosso ambiente de trabalho em que, todos nós estamos inseridos, e que também completam a estrutura para uma boa formação cidadã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Histórico da Escola São José Operário

A Escola São José Operário, surgiu no ano de 1964, porque naquela época tinha um grupo de Operários chamado de circulo operário, uma associação que funcionava ao lado da Igreja matriz e os filhos dos operários teriam escola para estudar.

O presidente da Associação o senhor Joaquim Egidio Nunes, o Padre Ângelo Maria de Bernard, o Pároco da Igreja Católica, resolveram fundar uma escola, que viesse atender os filhos dos operários, e se deu em 05 de março do ano de 1965 por todos os circulistas, assumindo a escola por 12 anos.

Logo o interventor do Estado Jarbas passarinho com o presidente da Associação o Senhor Joaquim Nunes e o representante da Igreja pensaram que para isso acontecer era preciso ter uma pessoa para assumir a direção, logo convidaram a senhora Eutímia Gomes que fizesse o concurso do Estado como ouvinte, e como era uma pessoa capacitada para o cargo, veio assumir a escola.

Dona Eutímia Gomes fazia de tudo, diretora, professora e servente.

No ano de 1966, a senhora Elza Peixoto assumir o cargo de professora por seis meses, com sua saída, a senhora Meire assumiu a vaga de professora por alguns anos.

A escola funcionava no prédio de uma usina de arroz na BR010, hoje funciona as lojas Radisco e Marilar.

A Escola tinha como serventes a senhora Antonia, Maria do Cassiano, Liberato e sua esposa e ainda o senhor Apolônio Miranda que não media esforços para ajudar aquele estabelecimento de ensino, naquela época haviam alguns problemas, como água e os funcionários dedicavam-se com afinco em suas tarefas.

A primeira turma era formada por 58 alunos e funcionava no período matutino, no ano seguinte a turma aumentou para 70 alunos e seus boletins eram feitos de papel sem pauta.

A escola funcionou até nos anos de 1975. Passando para o bairro Perpétuo Socorro.

As palavras da professora Eutímia:

Os professores naquela época trabalhavam as letras, sílabas, palavras, frases e textos, hoje percebe uma diferença no ensino-aprendizagem.

Agora, para que a Educação aconteça é preciso que os educadores sejam comprometidos com a profissão escolhida, porque é tarefa difícil, mas gratificante.